SEJA BEM VINDO(A)! - Aproveite nossas ofertas!


  Contato : (21) 2714.6886

cerebro

Atenção: você pode estar prejudicando seu cérebro!

Descobriu que o colesterol está acima dos níveis normais e decidiu modificar completamente sua alimentação? Certos cuidados são importantes ao retirar algum alimento da dieta

Anos atrás o colesterol tornou-se uma ameaça às doenças do coração, devido a sua associação com o aumento de doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose. Hipótese esta que trouxe mudanças nos hábitos alimentares de indivíduos com alta probabilidade de desenvolver tal doença e sofrer um infarto. Iniciou-se uma verdadeira guerra contra o consumo de alimentos que seriam ricos em colesterol, principalmente ovos. Entretanto, o que não foi dito, é que esse alimento contém nutrientes essenciais para a boa saúde cerebral!

Abordamos anteriormente em nosso Blog a questão do consumo de ovos, principalmente os orgânicos que possuem a gema mais alaranjada (compare na foto abaixo). Além da sua importância para a saúde ocular por conter substâncias carotenóides, como a luteína e a zeaxantina, possui também quantidades um pouco maiores de colesterol comparados a outros alimentos. Porém não se pode considerar é um alimento nocivo ao cérebro, uma vez que o colesterol é constituinte das membranas dos neurônios.

A teoria que se criou em volta dos malefícios trazidos pelo consumo de ovos, e particularmente das gemas, fez com que as pessoas parassem de consumir um nutriente essencial para a boa saúde cerebral: a colina! Um estudo publicado este ano no renomado British Journal of Nutrition comprova isso.

O estudo foi realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Oslo, na Noruega. Os autores analisaram 2195 homens e mulheres entre 70 a 74 anos de idade. Primeiramente avaliaram as funções cerebrais dos participantes com uma série de 3 testes cognitivos e, em seguida, mensuraram a quantidade de colina no plasma. Níveis plasmáticos de colina maiores que 8,4 mm/L foram associados a pontuações maiores nos testes, o que leva a entender seus benefícios na performance cognitiva.

Embora o ovo seja rico em colesterol, esse nutriente é essencial para o Sistema Nervoso Central, pois faz parte da mielina e das membranas dos astrócitos e neurônios (células presentes no cérebro). Uma característica da mielina é sua composição de aproximadamente 70% de lipídios e 30% de proteínas, o que é praticamente o oposto da composição encontrada nas outras membranas celulares do organismo. Percebe-se a importante função do colesterol para o cérebro, uma vez que o próprio órgão produz esse componente para justamente evitar que seus níveis declinem e desenvolva problemas neurológicos.

Em relação à colina, para termos uma ideia, um ovo normalmente contém cerca de 125 mg de cloreto de colina. Carnes também são ricas nesse nutriente. Para indivíduos que seguem uma dieta vegetariana podem-se obter boas quantidades de colina em 85 gramas de gérmen de trigo. Além disso, um nutricionista pode lhe ajudar a montar um cardápio balanceado de vitaminas, minerais e, claro, com níveis adequados de colesterol e colina.

Caso não faça consumo suficiente de nenhum daqueles alimentos, a ingestão de uma cápsula de 500 a 900mg de fosfatidilcolina ao dia associada a uma dieta balanceada garante altos níveis de colina para o bom funcionamento cerebral. Clique aqui para mais detalhes.

Nurk E, Refsum H, Bjelland I, Drevon CA, Tell GS, Ueland PM, Vollset SE, Engedal K, Nygaard HA, David Smith A. Plasma free choline, betaine and cognitive performance: the Hordaland Health Study. Br J Nutr. 2012 May 1:1-9. 

 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>